Re-twitter

domingo, 26 de junho de 2011

Autores anônimos.

Escritores anônimos.

Por: Aldemir Alves Da Silva.

Bem, amigos e amigas...
Esta será a minha conclusão e experiências como escritor anônimo.
Obs: estou apenas há um ano escrevendo, e já tirei uma conclusão.

26/06/2011 descobri o quanto é difícil fazer sucesso escrevendo no Brasil.

Legal! Só que não é difícil só no Brasil amigo (a), ao contrario do que vocês devem estar pensando, não vou encher de criticas e xingamentos a nossa “literatura”.

Eu descobri como é bom escrever e investir neste tesouro nacional, escrever e ler é um dom “incrível” disponível apenas para os seres humanos diferenciados.

Se todos os homens e mulheres adultos, juntamente com seus filhos, dessem mais valor a leitura e a escrita, descobririam a incrível magia da informação.

Eu mesmo aprendi a escrever e a ler bem melhor, isto depois que dei mais valor a escrita e leitura.

Lembro-me que fiz uma vez um tópico no orkut: era sobre aquecimento e problemas de cabeçote do Fiat palio.
Eu escrevi tudo errado, ignorei as virgulas e pontos, então fui alvo de zombarias e gozações, mas algumas pessoas me apoiaram dizendo: “o cara da informação importante, e vocês zombam dele?”. Foi ai que resolvi me dedicar mais a ler e escrever.

Eu comecei a escrever a um ano pensando em ganhar dinheiro e ficar famoso, assim como tantos escritores internacionais e nacionais conseguiram.

Só que a minha ficha caiu rapidamente: é muito difícil a tal “fama” mas não é impossível.
Eu descobri que a magia da leitura, e o prazer de ler e escrever. Esta muitoooo alem do dinheiro e fama.

Tenho cinco livros escritos e publicados no club do autor, eu percebi que o prazer de ler a sua própria sinopse, visitar o seu perfil, e divulgar o seu livro em redes sociais, é incrivelmente prazeroso e viciante.

Na minha indignação por o não sucesso, fiz criticas, xinguei, e ofendi pessoas, mas ao contrario sempre tive respostas e incentivos bons, e novamente a ficha caiu para mim “esqueça o sucesso e se sinta feliz no que faz”.

Recebi criticas que não entendi direito, mas relendo varias vezes fiquei feliz, uma delas foi a seguinte:

“Cara você viaja demais, tudo é surreal, nada que você escreve é real”.

Olha que bom, pois isto é o meu objetivo “fantasia”. Afinal os meus livros são de fantasia.

Fiz perguntas, e consegui respostas importantes. Vejam:

Para obter o isbn precisa estar cadastrado como autor?
Do que adianta cadastro como autor? Se na verdade você só consegue mercado, enviando o seu trabalho para editoras grandes.
Se você conseguir publicar nestas editoras, consegue automaticamente o cadastro e isbn, só que isto… É quase igual ganhar na mega sena. “Quase impossível”
Equipe Clube de Autores disse:
Aldemir foi-se o tempo em que escritores eram refens de grandes editoras. Isso não significa que o mercado editorial seja fácil e garantido para todos – ele continua sendo dos mais concorridos em todo o mundo. Mas significa que você não precisa mais de ninguém para publicar o seu livro e que, sabendo utilizar as mídias sociais, também consegue divulgá-lo e vendê-lo por conta própria.
Temos inúmeros casos no Clube justamente de autores que se publicaram por aqui, montaram as suas estratégias de divulgação, tiveram resultados bons e começaram a se destacar no mercado. Alguns (como o Augusto Branco, que hoje é best-seller internacional), foram abordados por editoras por conta do sucesso que já apresentavam e fecharam bons acordos. Outros preferiram permanecer aqui, apostando em suas estratégias de divulgação e no casamento entre a liberdade de se estabelecer os seus direitos autorais no patamar desejado com a transparência de checar as vendas on-line e em tempo real.
Seja como for, três coisas são fato:
1) O sucesso não é garantido para ninguém: a ideia de que, com ou sem editora grande por trás, basta publicar e aguardar os resultados sem esforços adicionais é um romantismo não mais compatível com os nossos tempos.
2) Ninguém depende mais de ninguém para dar certo – a não ser de si mesmo.
3) Apesar de não haver nenhuma garantia para o sucesso, há, sim, uma garantia para o insucesso: deixar a sua obra engavetada esperando respostas de terceiros.
Então, se aceita uma sugestão nossa baseada no que temos acompanhado dos tantos livros daqui, publique-se, ignore as grandes editoras e corra atrás das estratégias mais eficientes e eficazes de divulgação dos seus livros!

A minha frustração, é que no Brasil o escritor novato nunca tem chance de crescer na profissão, principalmente sem a ajuda de editoras famosas, elas tem 99% de chance de te ignorar e, 1% de ler o seu trabalho. ( O seu Original).
Obs. A não ser que você seja: jogador de futebol, ator de novelas, jornalista rapper, etc.

Equipe Clube de Autores disse:
Aldemir, isso não é uma realidade do Brasil, mas de 100% dos países do mundo.
A autopublicação existe para isso, para dar aos autores possibilidades que eles antes não tinham. E, para quem consegue dominar a mecânica de se divulgar bem, o sucesso é uma questão de tempo.
Mesmo porque, claro, mesmo os autores mais consagrados do mundo já foram novatos algum dia…
Obs: Um agradecimento ao clube do autor, que apoiam a nos: "os escritores anônimos".
Conclusão de Aldemir:

Sim é verdade, é muito difícil o sucesso.
Eu li as historias de J. R. R. Tolkien  criador de o senhor dos anéis, e Clive Staples Lewis, criador de As Crônicas de Narnia, ambos criaram seus livros e no começo de suas carreiras foram criticados e tiveram apenas um pequeno sucesso, e sem falar de Jk Rowling, a criadora de Harry Potter que levou vários “não!”  de editoras famosas...

Ate o nosso ilustre: Paulo Coelho teve decepção sendo ignorado por varias editoras e vendendo o seu livro por conta própria, em praias e bairros de sua cidade.

Então eu digo a vocês amigos, continuem a escrever, mostrem os seus trabalhos, e se muitos te ignorarem, seja você mesmo o seu maior fã.

Por favor. Se for copiar não retire os meus créditos, pois tive muito trabalho em escrever: o que veio do meu coração.

2 comentários: